Nesse 03 de outubro de 2018 a Petrobrás completou 65 anos de sua fundação. Durante este período a estatal garantiu a produção de petróleo, seus derivados e gás natural. Em todos estes anos as petrolíferas internacionais buscaram desmontar e acabar com o monopólio estatal na exploração dessa importante riqueza nacional.
Chegamos ao século XXI com a exigência das multinacionais que toda essa riqueza seja entregue as petrolíferas internacionais. O Governo Michel Temer, como todos os governos subservientes ao imperialismo, em finalzinho de mandato pretende entregar todas as reservas nacionais a preço de banana. Por isso a comemoração dos 65 anos da Petrobrás deve ser de organização, mobilização para lutar por uma estatal 100% pública para a defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo brasileiro.
Utilizaremos essa data para fortalecer a luta contra a liquidação das riquezas naturais e do patrimônio público. A manutenção da Petrobrás 100% estatal é a proteção dos preços dos combustíveis do gás de cozinha.
O SINDIPETRO-RJ impulsiona uma campanha nacional antes, durante e após as eleições pela mudança da política de preços dos derivados do petróleo. Essa ação do sindicato pretende mudar a lógica privatista centrada na remuneração dos acionistas. Mudar essa lógica é necessário, pois a política de Temer transforma as estatais em indutoras do enriquecimento de algumas grandes empresas em detrimento aos benefícios dos trabalhadores e do povo.

