
A situação dos Yanomami ainda é de morte e, apesar da visibilidade que ganhou, a situação de penúria pela qual passam povos indígenas em áreas dominadas pelas milícias rurais, financiadas pelos latifundiários, grileiros, chamados carinhosamente de agro negociantes. Também seguem os homicídios em larga escala dos povos originários nas áreas de garimpo, as primeiras medidas para socorrê-los ainda são insuficientes, chegando a passos de jabuti.
O senador escolhido para presidência da Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami foi Chico Rodrigues (PSB-RR). Mais um dos muitos corruptos que povoam a politicagem nacional. Nada mais, nada menos, que flagrado com 33 mil reais escondidos na cueca. Isso em outubro de 2020. O político era alvo da Polícia Federal. Também foi encontrada com ele uma pedra que suspeitavam ser uma pepita de ouro, que poderia ser proveniente de garimpos ilegais.
O Marco Temporal é uma estratégia utilizada pelos ruralistas para saquear e usurpar terras indígenas. Essa medida não apenas impede futuras demarcações, mas também legitima invasões de jagunços e milicianos contra os povos indígenas.
O Projeto de Lei foi aprovado na Câmara Federal por 283 votos a 155. O projeto recebeu 99 votos favoráveis de deputados de partidos que ocupam ministérios do atual governo. Dentre eles, parlamentares do MDB, União Brasil, PSB, PSD e PDT.
Precisamos entender a fundo a política do governo, pois Haddad reuniu até com o bolsonarista Tarcísio de Freitas para pedir apoio à Reforma Tributária do Governo Lula! Ao mesmo tempo que arma o Arcabouço Fiscal contra os trabalhadores.

