Nessa quarta-feira, 1º de agosto de 2018, ocorreu a Plenária de Organização das Atividades do Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações, o dia 10 de agosto, no auditório do SINDIPETRO-RJ.
Presente estavam a CSP-CONLUTA, a Unidade Classista, a INTERSINDICAL, a FIST, a Regional 7 do SEPE, o SINDISCOPE, os Aeroviários, a Oposição de Correios, os comerciários do SINDICONIR, o ANDES/SN-RJ, o SINTUR-RJ, a ADURRJ, a Oposição Bancária, os portuários da INTERSINDICAL, os garis e a juventude da ANEL.
Houve um relato da Plenária convocada pela CUT, no dia 24 de julho e da reunião do Operativo das Centrais no dia 30 daquele mês. Houve ainda informações dos trabalhadores da educação que seguem se enfrentando com os governos e tem nessa quinta-feira, 02 de agosto, dia “D” de luta contra a Reforma do Ensino Médio. Nessa data o governo determinou a suspensão das aulas para que os profissionais de educação validassem a proposta da nova Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio. Há mobilização por todo o país contra mais esse ataque.
Também houve informação das camaradas presentes sobre a construção das mobilizações que ocorrerão no dia 08 de agosto, pela legalização do aborto.
Os camaradas da Unidade Classista, aeroviários, anunciaram a convocação de uma Plenária das Entidades de Trabalhadores do Setor de Transportes para o dia 17 ou 23 de agosto. Assim que resolver todas as consultas às diversas entidades a data será precisada.
Após todos os informes das diversas iniciativas como a assembleia dos trabalhadores dos correios no dia 07 de agosto, com indicativo de greve foi deliberado as seguintes resoluções:
As entidades presentes se encorparam nas atividades que ocorrerão no dia 10 de agosto, construídas e convocadas pela centrais. Ou seja, a convocação e participação nas panfletagens da Central do Brasil, Largo da Carioca e Praça XV. Participa e convoca o Ato organizado pelas centrais, com concentração às 17 horas, na Praça XV. Também se incorpora nas atividades, convocadas pelas entidades dos servidores federais, o FONSEFE, que ocorrerão nesse dia no Centro da cidade.
Como parte da luta pela redução dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha convoca e promove uma concentração, a partir das 16 horas, em frente ao Edifício Sede da Petrobrás (EDISE), que fica na Av. República do Chile, 65 – Centro.
A partir dessa concentração as entidades presentes convocam e realizam uma caminhada até a Praça XV, onde ocorrerá o Ato centralizado convocado pelas centrais sindicais.

