Rio de Janeiro, 11 de junho de 2025. | Atualizado às 13:04 horas
Entidades sindicais, organizações políticas e movimentos presentes à Reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas (RCN), que aconteceu no último final de semana de maio, aprovaram toda solidariedade à luta do povo panamenho. A exigência é pela libertação imediata dos líderes do Suntracs detidos e perseguidos, e expressar apoio incondicional às lutas e reivindicações do povo panamenho contra o governo repressivo e pró-imperialista de José Raúl Mulino.
Para cumprir a deliberação da RCN sindicatos e entidades sindicais, a partir da Secretaria Executiva Estadual da CSP-Conlutas RJ, organizaram um Ato em solidariedade aos trabalhadores e povo panamenho. O Ato ocorreu em frente ao Consulado do Panamá no início da tarde do dia 10 de junho. Além das entidades organizadoras e movimentos populares aderentes, militantes do PSTU, da UIT/CST, do PSOL, Emancipa-Educação Popular, da Conspiração Socialista, do MES, também houve a presença do Deputado Estadual, Professor Josemar Pinheiro de Carvalho (MES/PSOL).

Imagem de Elisa Guimarães cedida a CSP-Conlutas | Na imagem o funcionário do Cônsul abordado por Luiz Sérgio Ribeiro, da Executiva Estadual da CSP-Conlutas RJ.
O Cônsul, Sr.º Sr. Ruben Arguelles Sanchez foi abordado pelos manifestantes ainda na entrada do prédio do Consulado. Muito solicito e gentil o Cônsul ouviu todas as reivindicações das entidades dos trabalhadores brasileiros, a exigência de liberdade a todos os presos sindicais e políticos. Em seguida recebeu e comprovou o recebimento da CARTA ABERTA AS AUTORIDADES E AO POVO DO PANAMÁ entregue pelo membro da Secretaria Executiva Estadual da CSP-Conlutas RJ.
Todo apoio à luta por direitos e contra a reforma da previdência!
Em defesa da soberania do Panamá!
Basta de repressão e perseguição!

